quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Como prevenir acidentes dométicos

Pode ser o chão escorregadio ou a escada mal projetada. Eliminar essas condições de risco é uma tarefa simples, que garante a tranqüilidade da família. Segue algumas dicas que podem ajudar a prevenir um acidente doméstico, seja ele com uma criança ou até mesmo um idoso.





Tela de proteção: a rede de náilon fixada com ganchos chumbados na varanda ou janela impede quedas.

Guarda-corpo: a altura mínima dessa proteção é de 80 cm. O espaçamento entre as grades verticais não deve ultrapassar 10 cm.

Plantas venenosas: as mais comuns são a comigo-ninguém-pode, a begônia e o fícus. O livro Plantas Venenosas, do professor Samuel Schvartsman (Savier Editora) traz outras espécies perigosas.

Garagens fechadas: jamais deixe o carro ligado em ambiente fechado. O gás (monóxido de carbono) expelido pelo veículo causa asfixia e morte.

Grades com bolas: procure evitar o uso de portões com lanças: elas dão segurança contra ladrões, mas podem acabar ferindo crianças e animais.

Maçaneta: tem de ser de fácil manuseio. O modelo bola é o menos indicado, pois não é possível manipulá-lo quando se está com as mãos ocupadas. As melhores são as do tipo taco de golfe ou aquelas que, embora semelhantes às alavancas, têm a extremidade voltada para a porta.

Tomadas e Interruptores: verifique constantemente se estão bem fixos e sem fios aparentes, nas tomadas utilize protetores, para evitar que uma criança coloque o dedo ou objetos.

Medicamentos: nunca diga a seu filho que remédio é doce, faz crescer e deixa forte. Medicamento pode causar envenenamento e deve ser tomado somente com orientação médica.

Produtos de Limpeza: guarde os alimentos separados dos produtos de limpeza e de inseticidas. Nunca reutilize as embalagens, pois pode custra uma vida.



Responsável: Anderson Romão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...